sábado, 5 de novembro de 2011

Que Bicho É Esse?

Vocês gostam de animais? 

Se sim, podemos dar as mãos, pois eu também adoro! 

Uma vez, conversando com uma amiga no MSN sobre animais, ela comentou sobre os animais exóticos que ela cria, incluindo Iguana, Tigre D'água e vários peixes (OBS: Todos esses bichinhos que ela cria são legalizados ok). Então ela me disse que o próximo seria um FERRET. Eu pensei: Ferret? Pesquisei algumas fotos e vi que parecia um esquilo. Mas foi ai que eu me enganei, o Ferret tem uma personalidade fortissíma. 

Bem, ai vai um pouco da vida desse bichinho fofo...

Como ele é?
Comprido, peludo e xereta. Assim é o ferret (pronuncia-se férret), um parente da doninha e do furão. Apesar de não ser muito conhecido aqui, é um dos mascotes mais populares dos Estados Unidos. Há milhares de anos, o ferret já era criado pelos egípcios para caçar roedores. Mede cerca de 40 cm e pesa mais ou menos 2 kg. Vive de 8 a 12 anos. O bichinho gosta de tirar uma soneca (chega a dormir 18 horas por dia), mas quando está acordado não pára. Corre, pula e fuça tudo.


O Que ele come?

Ração propia para Ferret e de vez em quando frutas, mas não muito! o excesso de carbo hidrato pode causar queda dentaria..

Do que ele brinca?

Como é muito curioso, o Ferret é um bom companheiro de esconde-esconde. Também adora bolinhas e bichinhos de brinquedo.

Como cuidar dele?

O ferret tem de tomar vacinas importadas contra cinomose e raiva. Banhos a cada 15 dias, com xampu neutro ou produto especial para ferrets. As unhas devem ser cortadas periodicamente, de preferência por um veterinário. A gaiola deve ser mantida sempre limpinha.

Ele morde?

De brincadeira, mas não machuca. São como mordidas de filhote de cachorro.

Por que são Castrados?

Os ferrets vendidos aqui no Brasil são todos castrados e têm as glândulas de odores retiradas. É um procedimento exigido pelo IBAMA para evitar a proliferação desta espécie não nativa aqui no país, evitando que pessoas mal intencionadas os soltem na natureza, causando desequilíbrio ecológico, apesar de que está comprovado que ele não sobrevive sozinho na natureza (são totalmente domésticos).

 
A castração é também um bem para a saúde do animal. As fêmeas quando chegam na época do cio perdem sangue e morrem de anemia se não cruzarem, e os machos ficam muito agressivos, inclusive atacando pessoas. Fora que eles exalam um odor característico que seria insuportável para qualquer pessoa que os tivessem em casa. Os ferrets são muito saudáveis e se forem tratados apropriadamente não costumam adoecer. Pessoas gripadas não devem entrar em contato com eles, pois os furões podem pegar o vírus da gripe humana e se não for tratado pode culminar com uma pneumonia. As doenças caninas e felinas (cinomose e parpovirose, raiva) são mortais para eles em 100% dos casos. Por isso eles devem ser vacinados anualmente. 

Comportamento

A curiosidade é a sua característica mais marcante. Embora tenham personalidades muito distintas entre si, de maneira geral podemos descrevê-lo como um animal pequeno, ágil, muito curioso e dócil, e que são excelentes animais de estimação.
São silenciosos, calmos, sensíveis e inteligentes, aprendem rápido e são facilmente ensinados a fazer coisas como rolar, sentar e a vir quando chamados pelo nome. Apegam-se fácil ao ser humano e ficam mais mansos se manipulados desde jovens, embora adultos, com disposição amigável, também se afeiçoem à gente. Por natureza não é um animal agressivo mas pode morder ao sentir-se ameaçado. Da mesma maneira que os demais animais de estimação, merece respeito e carinho, afinal, não é feito de pelúcia !
Ferrets são animais sociáveis. Eles podem ficar tristes ou até deprimidos se eles não tiverem a companhia de outras pessoas ou de outros ferrets. Portanto se você dispõe de pouco tempo para passar com ele, leve em consideração a idéia de ter dois ferrets ao invés de apenas um ! Eles vivem brincando e se adaptam bem a outros amimais como gatos e cachorros (a adaptação com estes outros animais em geral não depende do ferret mas sim com o animal com quem ele vai conviver; então é melhor que o ferret e o outro animal sejam apresentados quando os dois ainda forem pequenos). Ferrets solitários costumam passar uma maior parte do tempo dormindo, o que pode levá-los a ter problemas de saúde.

 

É pessoas, não é fácil cuidar desse bichinho lindo! Mas se você realmente quiser ter um, além da responsa, procure pesquisar mais sobre ele, procure um especialista e compre um com Certificado do IBAMA ok. Nunca compre contrabandiado! Mesmo com os preços muito abaixo, você  contribue para esse crime que tanto me chateia e a muitos outros.

É ai isso querido leitor, espero que tenha gostado da postagem. Comentem e votem!
E lembrem-se: para que esse blog seja cada vez melhor é necessário sua opinião ok.

Abraço e até a próxima . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário